Como chorar? As lágrimas e o fenômeno que chamamos de “chorar”, acredite, nos cura física, psicológica e espiritualmente. Mas como? As lágrimas nos ajudam a ver. A função mais básica das lágrimas é nos permitir ver, literalmente. Elas não só lubrificam nossos globos oculares e pálpebras, como também impedem a desidratação de nossas várias mucosas. Se não houvesse a lubrificação, não seria possível enxergar. Especialistas afirmam que sem lágrimas, a vida seria drasticamente diferente para os seres humanos. A curto prazo, seria extremamente desconfortável, e, a longo prazo, a visão seria completamente bloqueada.

Chorar mata bactérias

Não há necessidade de colírios quando se produz lágrimas. Nosso próprio agente antibacteriano e antiviral que trabalha a nosso favor, lutando contra todos os germes que adquirimosao andarem ambientes públicos. As bactérias entram no nosso corpo, constroem suas casas e procriam.As lágrimas contêm lisozima, uma proteína capaz de matar de 90 a 95% de todas as bactérias em apenas cinco a dez minutos!

Chorar remove toxinas

Um pesquisador descobriu que as lágrimas emocionais – aquelas formadas quando a pessoa está em um quadro de angústia ou sofrimento – continham subprodutos mais tóxicos do que as lágrimas de irritação. As lágrimas são tóxicas, então?Não! Elas realmente removem as toxinas do nosso corpo que se acumulam com o estresse. Elas são como uma terapia natural ou uma sessão de massagem, mas custam muito menos!

Chorar pode elevar o humor

Você sabe qual é o seu nível de manganês? Não? Mas há chances de você se sentir melhor se ele for baixo porque a exposição excessiva ao manganês pode causar sintomas ruins como ansiedade, nervosismo, irritabilidade, fadiga, agressividade, distúrbios emocionais, entre outros sentimentos.

O ato de chorar pode, realmente, diminuir o nível de manganês em uma pessoa. E, assim como as toxinas já mencionadas, as lágrimas emocionais contêm 24% maior concentração de proteína de albumina – responsável pelo transporte de pequenas moléculas (tóxicas) do que as lágrimas de irritação.

Chorar diminui o estresse

As lágrimas são realmente como transpiração, por isso, assim como se exercitar, chorar alivia o estresse. Estudiosos explicam que as lágrimas removem alguns dos produtos químicos acumulados no corpo contra o estresse, como as endorfinas leucina-enkaphalin e prolactina. O contrário também é verdade. Segurar as lágrimas aumenta os níveis de estresse e contribui para o desenvolvimento de doenças como pressão alta, problemas cardíacos e úlceras.

Chorar libera sentimentos

Mesmo que você não tenha passado por algo traumático ou fortemente deprimente, a maioria das pessoas passa seu tempo acumulando pequenos conflitos e ressentimentos. Às vezes, esses problemas se reúnem dentro do sistema límbico do cérebro e em certos cantos do coração. Chorar é libertador, coloca os demônios para fora antes que eles causem todo tipo de estragos com os sistemas nervoso e cardiovascular.